Arquivo

2016


CINEMA
CINANIMA
 
destaque
Cartaz do festival © João Machado (pormenor)VER IMAGEM
DOM 18 DEZEMBRO
Grande Auditório
17h · Entrada gratuita · M14
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
 
Informações
Bilheteira Culturgest
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
apoio

O CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação é o mais importante festival de cinema de animação português. Realiza-se em Espinho desde 1976, tendo este ano a sua 40.ª edição, o que o torna um dos mais antigos festivais deste tipo de cinema em todo o mundo. É organizado pela Cooperativa NASCENTE e pela Câmara de Espinho. O Festival tem uma Secção Competitiva (Competição Internacional e Competição Nacional) e uma Secção Não-Competitiva (Retrospetivas, Sessões para Escolas, Programas de Autor).

A Competição Internacional abrange as categorias de Curtas-metragens e Longas-metragens. Da Competição das Curtas-metragens fazem parte duas subcategorias, nomeadamente Filme de Fim de Estudos e/ou Filme de Escola e Publicidade e Informação. Na Competição Nacional há dois concursos: Prémio António Gaio, para o melhor filme português em competição e Prémio Jovem Cineasta Português. Para além do Grande Prémio CINANIMA 2016 e do Prémio Especial do Júri CINANIMA 2016, são ainda atribuídos Prémios às várias subcategorias em competição.

À semelhança do que vem acontecendo desde há anos, a Culturgest tem o prazer de se associar ao CINANIMA projetando uma seleção de filmes premiados, feita pela organização do Festival.

 

mr sand

Mr. Sand

De Soetkin Verstegen, Dinamarca, 8'15''

Prémio Sereia Animada

Um documentário animado e onírico sobre os perigos do início do cinema. A atmosfera das velhas salas de cinema é recordada com recurso a uma mistura de téncias artesanais.

mr sand

Uma família portuguesa, sem certeza

De Coletivo de Alunos da Escola Secundária de Lousada, Portugal, 2'34''

Jovem Cineasta Português (-18)

Um dia, um homem sofre um acidente que vai alterar toda a sua vida.

mr sand

Pronto, Era Assim

De Joana Nogueira e Patricia Rodrigues, Portugal, 12'58''

Jovem Cineasta Português(+18) / Melhor Documentário de Animação

A história de vida de seis idosos – quatro senhoras e um casal – que, sob a forma de entrevistas, dão voz aos objetos que protagonizam este documentário.

mr sand

Estilhaços

De José Miguel Ribeiro, Portugal, 18'

Prémio António Gaio / Prémio Especial do Júri

Este é um filme sobre a forma como a guerra se instala no corpo das pessoas que a vivem olhos nos olhos.

mr sand

La Table

De Eugene Boitsov, França, 04'15''

Prémio do Público / Melhor curta-metragem até 5 minutos de duração

Um carpinteiro com um traço perfeccionista vive obcecado com a ideia da criação do objeto perfeito.

mr sand

De Staat: witch Doctor

De Studio Smack, Floris Kaayk, Holanda, 02'58''

Publicidade e Informação

Videoclip para De Staat. Uma performance hipnotizante, um ambiente cinzento, efeitos especiais abundantes, esteroides e uma coreografia espetacular.

mr sand

Merlot

De Marta Gennari e Guilia Martinelli, Itália, 05'40''

Filme Fim de Estudos / Filme de Escola

Numa floresta de contos de fadas, uma idosa rabugenta perde uma garrafa de vinho. Este é o início de uma série de eventos em que todos os personagens desempenham o seu papel levando a um desenvolvimento inesperado.

mr sand

Blind Vaysha

De Theodore Ushev, Canadá, 8'13''

Curtas entre 5 e 25 minutos

"Vaysha não é como as outras jovens; ela nasceu com um olho verde e outro castanho. Mas os olhos estranhos não são a única coisa especial no seu olhar."

mr sand

Among The Black Waves

De Anna Budanova, Rússia, 11'

Grande Prémio

Uma história baseada na antiga lenda do Norte em que as almas das pessoas afogadas se transformavam em focas.

CINANIMA – the International Animation Film Festival – is Portugal's leading festival in this field. It has been held in Espinho since 1976, making it one of the world's longest-running animation festivals. There are non-competitive sections, plus two main competition sections. The international section covers short and feature-length films, school films and or graduation films, advertising and information; the Portuguese section chooses the best Portuguese film in competition and the Best Young Portuguese Director. There are also several other competition sections. Culturgest will be showing a selection of award-winning films chosen by the organizers.