Arquivo

2017


JAZZ
Afonso Pais e Rita Maria
Ciclo "Jazz +351" · Comissário: Pedro Costa
destaque
© Mário Cruz (pormenor)VER IMAGEM
SEX 27 JANEIRO
Pequeno Auditório
21h30 · Duração: 1h
6€ (preço único)
M6
Informações e reservas
Bilheteira Culturgest
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Ticketline
Reservas e informações:
1820 (24 horas)
Pontos de venda: Agências Abreu, Galeria Comercial Campo Pequeno, Casino Lisboa, C.C. Dolce Vita, El Corte Inglés, Fnac, Megarede, Worten e www.ticketline.sapo.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Guitarra Afonso Pais Voz Rita Maria
Afonso Pais tem um percurso estabelecido de colaborações com cantores, com relevo para a que vem mantendo com JP Simões, mas também com Rui Veloso, Edu Lobo, Ivan Lins, Dee Dee Bridgewater, Camané e António Zambujo, em todos esses casos colocando um pé, e às vezes os dois, fora do jazz. A parceria com Rita Maria permite-lhe fixar-se no género musical em que estabeleceu a sua linguagem mais pessoal e mais de acordo consigo próprio, por muitas influências que venham de fora – como a da música popular brasileira e também a da portuguesa, que ambos claramente amam. Talvez seja isso que a torna tão especial, com um segundo disco, Além das Horas, a confirmar a relevância do primeiro, Míope e o Arco-Íris. Da junção de um dos melhores guitarristas e de uma das melhores vocalistas do jazz nacional vem surgindo, pois, algo de particularmente notável, e isso porque se adotam várias tradições combinadas (pressente-se, por exemplo, o gosto de Pais pela leitura que o bebop fez do swing, a exemplo das interpretações ellingtonianas protagonizadas por Monk) na perspetiva de lhes dar um toque de "heresia".
Afonso Pais has a long history of playing with singers who, without exception, have caused him to stray a little from jazz. In partnership with Rita Maria, however, his feet remain firmly planted in the musical genre in which he feels most at home, despite the many influences from outside, including the Brazilian popular music that they both so clearly love. This combination of one of the best Portuguese jazz guitarists and one of the best singers leads to something quite remarkable, through their adoption of various jazz traditions combined in such a way as to afford them a hint of "heresy".