Arquivo

2017


CONFERÊNCIA Destinatários: investigadores, mediadores, professores e todos os interessados
Mediação e educação: desafios, agentes e processos
Ciclo de jornadas: Envelhecimento, espaços culturais e arte contemporânea
destaque
© Mana (pormenor)VER IMAGEM
TER 6 JUNHO
Pequeno Auditório
Das 9h às 17h30
10€ (preço único)
Informações e reservas
Bilheteira Culturgest
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Ticketline
Reservas e informações:
1820 (24 horas)
Pontos de venda: Agências Abreu, Galeria Comercial Campo Pequeno, Casino Lisboa, C.C. Dolce Vita, El Corte Inglés, Fnac, Megarede, Worten e www.ticketline.sapo.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Apoios
apoios

apoios

apoios

apoios
Organização Culturgest, IGOT, Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa

Por toda a Europa são notadas transformações nas tipologias de público que visitam museus. Alterações de origem demográfica, económica, sociológica e política ditam as fisionomias dos públicos e talham, muitas vezes, o tipo de programação que os espaços museológicos propõem. Conscientes destas mudanças, analisaremos possíveis respostas artísticas e museológicas a algumas das perguntas levantadas pelo vincado envelhecimento do tecido social português. Que representação detêm os seniores nos nossos museus? Que perfis e tipologias diferenciadas podem ser escrutinados? Quais os seus hábitos de consumo de atividades de lazer? Como encaram a possibilidade de fruir espaços culturais na velhice? O que esperam da Cultura e da Arte nesta fase da vida? Como viajam? Qual o papel da família neste ato de partilha de experiências? Que estratégias de ação podem ser aplicadas para tornar a presença dos "mais velhos" no Museu uma experiência mais marcante, participativa, vivencial e personalizada?

As jornadas Envelhecimento, espaços culturais e arte contemporânea tiveram início em 2016 (Perfil e motivação dos públicos seniores) e prolongam-se até 2018 (Acesso à Cultura e Envelhecimento Ativo: Programação e Comunicação).

 

 

Faced with ever greater numbers of visitors, Portuguese museums are trying to respond to the new geography and sociology of their audiences, who, all over Europe, are slowly aging. What role do older people play in our museums? What profiles can be identified? What are their leisure habits? How do they wish to enjoy cultural spaces in their old age? What do they expect from Art and Culture? How do they travel? What is the role of the family? What strategies can make old people's experience of museums more memorable, participative and personalised?