O CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação é o mais importante festival de cinema de animação português. Realiza-se em Espinho desde 1976, tendo este ano a sua 41.ª edição, o que o torna um dos mais antigos festivais deste tipo de cinema em todo o mundo. É organizado pela Cooperativa NASCENTE e pela Câmara de Espinho. O Festival tem uma Secção Competitiva (Competição Internacional e Competição Nacional) e uma Secção Não-Competitiva (Retrospetivas, Sessões para Escolas, Programas de Autor).
A Competição Internacional abrange as categorias de Curtas-metragens e Longas-metragens. Da Competição das Curtas-metragens fazem parte duas subcategorias, nomeadamente Filme de Fim de Estudos e/ou Filme de Escola e Publicidade e Informação. Na Competição Nacional há dois concursos: Prémio António Gaio, para o melhor filme português em competição e Prémio Jovem Cineasta Português. Para além do Grande Prémio CINANIMA 2017 e do Prémio Especial do Júri CINANIMA 2017, são ainda atribuídos Prémios às várias subcategorias em competição.
À semelhança do que vem acontecendo desde há anos, a Culturgest tem o prazer de se associar ao CINANIMA projetando uma seleção de filmes premiados, feita pela organização do Festival.
A Wolf Coming From Spain
De Jovens das Oficinas da ANILUPA, Portugal, 9'
Este filme é uma adaptação de um conto oral mirandês, realizada no âmbito da disciplina de mirandês na EB de Sendim. É uma história de um lobo cheio de fome que não se contentava com pouco, no entanto, a sua ganância revela-se na sua maior fraqueza…
A Viagem
De João Monteiro, Luis Vital, Ricardo Livramento, Portugal, 3'41''
Uma viagem introspetiva na vida problemática de um jovem adulto com momentos desde a sua infância até ao presente.
Desempregato
De Sara Marques, André Matos, Portugal, 4'54''
Num universo povoado por uma sociedade felina, Desempregato, um jovem-gato-adulto, termina o mestrado e vê-se entre duas fases. O fim dos estudos e a liberdade para decidir o que fazer da vida. Um indivíduo e a sua geração.
Rosa Amarela (Yellow Rose)
De Xin Li, Austrália, 3'38''
Uma pena leva o desejo de uma rapariga ao seu "eu" futuro.
Um Marido e uma Mulher. Uma História Voitan (Husband and Wife. A Voitan Story)
De Mait Laas, Estónia, 4'42''
Uma esposa saiu para cortar o centeio, enquanto o seu marido estava em casa doente. O homem perguntou se o trabalho estaria terminado em breve, e a esposa respondeu afirmativamente. O marido saiu para verificar e viu que a sua esposa estava a dormir e que o trabalho estava apenas no início…
Catherine
De Britt Raes, Bélgica, 11'51''
Catherine adora animais de estimação! Mas acima de tudo, adora o seu gato. Em jovem, não se conseguia ligar a outras pessoas. O seu gato é a sua vida, e pouco a pouco cresce e torna-se uma velha louca por gatos… Será que algum dia encontrará amizade, ou amor?
Oh Mãe! (Oh Mother!)
De Paulina Ziolkowska, Polónia, 12'15''
Uma mãe e um filho estão sempre a trocar de posições e papéis: num momento a mãe é adulta, no seguinte o filho amadurece e toma conta de uma mãe repentinamente infantil. Esta dinâmica funciona até que o filho decide fugir das saias da mãe.
Depois de Tudo (After All)
De Michael Cusack, Austrália, 13'22''
Depois de tudo estar dito e feito… Tudo o que resta são as memórias. Um homem limpa e esvazia a sua casa de infância, lembrando-se de conversas passadas.
A Abençoada Morte Acidental (The Blissful Acidental Death)
De Negulici Sergiu, Roménia, 15'11''
Ao entrar numa loja de antiguidades, um jovem encontra um desenho intrigante, que esconde no verso uma carta de amor, escrita há 70 anos. Descobre então que o autor do desenho ainda está vivo, com 105 anos.