Em colaboração com a Culturgest, a AICA Portugal (Associação Internacional de Críticos de Arte) desenvolveu o programa Ambulatório AICA. Trata-se de um conjunto de encontros e conversas entre críticos, curadores e artistas em torno das exposições da Culturgest no Porto e em Lisboa. A tipologia informal destas conversas abertas ao público pretende trazer para a discussão temáticas suscitadas pelas exposições, alargando o seu âmbito através do diálogo entre perspetivas diversas e, por vezes, contraditórias.
No Porto, para além da visita às exposições na Culturgest Porto, os encontros do programa Ambulatório AICA terão lugar na mala voadora, entidade parceira deste ciclo.
Lisboa – Galeria 1
A propósito da exposição O Fotógrafo Acidental: Serialismo e experimentação em Portugal, 1968-1980
Terça, 30 maio, 18h
Marc Lenot e Sérgio Mah
Marc Lenot é um crítico de arte francês cujo blogue, Lunettes Rouges, é publicado por Le Monde há 12 anos. O seu próximo livro, Jouer contre les Appareils. De la Photographie Expérimentale, será lançado em junho. Foi o vencedor do Prémio da Crítica de Arte da secção francesa da AICA em 2014. Vive entre Lisboa e Paris.
Sérgio Mah é docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. É comissário de exposições e investigador no domínio das artes visuais. Foi diretor artístico da Bienal LisboaPhoto (2003-2005) e da PHotoEspaña (2008-2010). Foi o comissário da representação oficial de Portugal à 54.ª Bienal de Arte de Veneza (2011).
Quarta, 7 junho, 18h
Emília Tavares e Margarida Medeiros
Emília Tavares é curadora sénior de fotografia e novos media do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, investigadora e crítica. Com numerosos estudos publicados sobre a história da fotografia em Portugal, o seu principal foco de interesse tem sido as relações entre produção imagética, política e a história do Estado Novo, no contexto dos estudos de cultura visual. Colabora na pós-graduação em Curadoria da Universidade Nova de Lisboa.
Margarida Medeiros é doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona na área da História da Imagem, Fotografia e Cinema e Cultura Visual. É autora de diversos livros, entre os quais, Fotografia e Verdade – Uma História de Fantasmas (Lisboa, Assírio & Alvim, 2010); A Última Imagem – fotografia de uma ficção (Lisboa, Documenta, 2012). Recentemente organizou o livro Fotogramas – ensaios sobre Fotografia (Lisboa, Documenta, 2016) que reúne ensaios sobre fotografia.
Culturgest Porto / mala voadora
A propósito da exposição Jonathan Uliel Saldanha – Afasia Tática
Sábado, 10 de junho
16h30 Visita livre à exposição
17h Conversa com João Ribas, Delfim Sardo e Jonathan Uliel Saldanha
Na mala voadora, Rua do Almada, 277 (5 min. a pé)
João Ribas é diretor adjunto do Museu de Serralves.
A propósito da exposição Um campo depois da colheita para deleite estético do nosso corpo de Alberto Carneiro. Apresentação do livro Três Campos, Alberto Carneiro.
Sábado, 30 de setembro
17h Conversa com Delfim Sardo e Catarina Rosendo
Na mala voadora, Rua do Almada, 277 (5 min. a pé)
In collaboration with Culturgest, AICA Portugal (the International Association of Art Critics) has developed Ambulatório AICA. The programme consists of a series of encounters and discussions between critics, curators and artists about Culturgest's exhibitions in Porto and Lisbon. The informal nature of these meetings, which are open to the general public, is intended to bring up for discussion the various themes suggested by the exhibitions, broadening the scope of the debate through a dialogue between different, and sometimes contradictory, perspectives.
In Porto, the encounters will take place at mala voadora, our partner in this cycle of debates, just 5 minutes away from the exhibition space.