Arquivo

2018


JAZZ
Gabriel Ferrandini, Evan Parker, Sten Sandell e Axel Dörner
Ciclo “Isto é Jazz?” · Comissário: Pedro Costa
destaque
Gabriel Ferrandini © Sara Rafael (pormenor)VER IMAGEM
SEX 11 MAIO
Pequeno Auditório
21h30 · Duração: 1h
6€ (preço único)
M6
Informações
Bilheteira Culturgest
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Ticketline
Reservas e informações:
1820 (24 horas)
Pontos de venda: Agências Abreu, Galeria Comercial Campo Pequeno, Casino Lisboa, C.C. Dolce Vita, El Corte Inglés, Fnac, Megarede, Worten e www.ticketline.sapo.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Bateria Gabriel Ferrandini Saxofone Evan Parker Piano Sten Sandell Trompete Axel Dörner

Os ouvidos do mundo do jazz e da improvisação livre têm-se virado para o que Gabriel Ferrandini vem realizando com o Motion Trio de Rodrigo Amado e o Red Trio, grupos que ganharam uma projeção internacional sem par entre nós e que os tem levado a serem editados em disco fora de Portugal e a fazerem digressões por outros países. O quarteto que o associa a luminárias como Evan Parker, Axel Dörner e Sten Sandell, respetivamente do Reino Unido, da Alemanha e da Suécia, é consequência direta desse facto. Todos eles têm a particularidade de terem introduzido no espectro das músicas criativas uma série de inovações que os individualizaram e fizeram escola, e é nessa categoria que o baterista português é incluído com esta colaboração. Com um estilo muito próprio e especialmente energético, feito de polirritmos quebrados e arritmias texturais, Ferrandini chegou a um nível de reconhecimento que este concerto assinala, juntando-o a músicos de gerações bem anteriores à sua, mas que continuam a estar na linha da frente. Um acontecimento de alcance histórico, é o que se espera deste encontro inédito.

The world of jazz and free improvisation has taken note of what Portuguese drummer Gabriel Ferrandini has achieved with Rodrigo Amado's Motion Trio and the Red Trio, both now internationally famous groups. His quartet with Evan Parker (UK), Axel Dörner (Germany) and Sten Sandell (Sweden), all of whom have introduced a series of trend-setting innovations, is a direct consequence of this work. Ferrandini's distinctive and highly energetic music has brought him a level of recognition that enables him to play with top-line musicians from earlier generations. This promises to be a historic event.