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Conferências
às 4as feiras
de 4 a 25 de Janeiro
18h30
Pequeno Auditório
Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis
Documentação

4 de Janeiro de 2006


11 de Janeiro de 2006


18 de Janeiro de 2006


25 de Janeiro de 2006

Música & Mass Media
Quatro conferências para a Culturgest
Por Jorge Lima Barreto

Os meios de divulgação (mass media) da música alteraram substancialmente esta arte. A Imprensa promoveu a escrita e a análise musicais. A Rádio conduziu à dispersão de conteúdos estéticos. O Disco ficou como registo e canal de comunicação. O Cinema estabeleceu a funcionalização total da música. O Vídeo introduziu a velocidade e uma gramática própria. O Computador estabeleceu a informação e o arquivo. A combinação destes meios levou ao espectáculo multimedia e à interacção artística.
Na abordagem destes temas, dá-se prevalência ao papel destes media como instrumentos musicais. Em cada conferência haverá exemplos de tipologias musicais variadas – notacional, discográfica, radiofónica, cinematográfica e multimedia com recurso a audição de CD’s e a projecção de DVD’s. Em cada sessão se disponibiliza ao público bibliografia, discografia, videografia, filmografia e documentação multimedia.

Jorge Lima Barreto é licenciado em História e Filosofia, foi docente universitário e editou a tese Música & mass media em 2000.
Compositor, intérprete, musicólogo, fundou a Anar Band e, com Vítor Rua, o duo Telectu. Participou em numerosos concertos ao vivo, sobretudo nas áreas do jazz, da música improvisada e experimental, com reputados músicos nacionais e estrangeiros e em países em todos os continentes. Uma extensa discografia regista parte do seu trabalho.
Desenvolve ainda uma grande actividade ensaística, tendo publicado numerosos livros, ensaios e textos vários, teóricos ou de divulgação, debruçando-se em especial sobre a música de hoje.


4 de Janeiro -Disco
Como o disco conserva e reproduz; registo e edição. O disco-objecto, o disco como instrumento musical. Alguns discursos discográfico-musicais (ex: o hip-hop)

11 de Janeiro – Rádio
A Rádio, com um forte pendor ideológico, fez surgir uma verdadeira estética radiofónica. Nalguns casos o próprio aparelho de rádio foi assumido como instrumento (ex: kurtzwellen de K. Stockhausen)

18 de Janeiro – Cinema e Vídeo
Do cinema mudo, acompanhado por música, ao filme sonoro, desenvolveu-se uma estética metamusical sonoplástica de grande funcionalização (ex: Miles Davis para Fim-de-semana no ascensor). A TV e o vídeo, como o cinema, incorporaram a música como um seu elemento artístico, surgindo várias expressões da video music.

25 de Janeiro – Multimedia
As Músicas automáticas, a Música electroacústica, a programação e a composição de Música assistida por computador. A Música e a poliarte (escultura sonora, instalação). A Música e a comunicação à distância (ex. Perfect Lives de Bob Ashley)


The promotion of music through the mass media has critically altered this art form. The Press has advanced both the analysis of music and the work of music critics. Radio has led to the scattering of aesthetic contents. The Disc is viewed as a record (register) and communication channel. Film has established the complete functionalization of music. Video has introduced speed and a specific, independent grammar. The Computer has instated information and archive. In each session the audience will be furnished a comprehensive bibliography, discography, videography, filmography and multimedia information.