Música & Mass Media
Quatro conferências para a Culturgest
Por Jorge Lima Barreto
Os meios de divulgação (mass
media) da música alteraram substancialmente esta
arte. A Imprensa promoveu a escrita e a análise musicais.
A Rádio conduziu à dispersão de conteúdos
estéticos. O Disco ficou como registo e canal de comunicação.
O Cinema estabeleceu a funcionalização total
da música. O Vídeo introduziu a velocidade e
uma gramática própria. O Computador estabeleceu
a informação e o arquivo. A combinação
destes meios levou ao espectáculo multimedia e à
interacção artística.
Na abordagem destes temas, dá-se prevalência
ao papel destes media como instrumentos musicais. Em cada
conferência haverá exemplos de tipologias musicais
variadas notacional, discográfica, radiofónica,
cinematográfica e multimedia com recurso a audição
de CDs e a projecção de DVDs. Em
cada sessão se disponibiliza ao público bibliografia,
discografia, videografia, filmografia e documentação
multimedia.
Jorge Lima Barreto é
licenciado em História e Filosofia, foi docente universitário
e editou a tese Música & mass media em
2000.
Compositor, intérprete, musicólogo, fundou a
Anar Band e, com Vítor Rua, o duo Telectu. Participou
em numerosos concertos ao vivo, sobretudo nas áreas
do jazz, da música improvisada e experimental,
com reputados músicos nacionais e estrangeiros e em
países em todos os continentes. Uma extensa discografia
regista parte do seu trabalho.
Desenvolve ainda uma grande actividade ensaística,
tendo publicado numerosos livros, ensaios e textos vários,
teóricos ou de divulgação, debruçando-se
em especial sobre a música de hoje.
4 de Janeiro -Disco
Como o disco conserva e reproduz; registo e edição.
O disco-objecto, o disco como instrumento musical. Alguns
discursos discográfico-musicais (ex: o hip-hop)
11 de Janeiro
Rádio
A Rádio, com um forte pendor ideológico, fez
surgir uma verdadeira estética radiofónica.
Nalguns casos o próprio aparelho de rádio foi
assumido como instrumento (ex: kurtzwellen de K.
Stockhausen)
18 de Janeiro
Cinema e Vídeo
Do cinema mudo, acompanhado por música, ao filme sonoro,
desenvolveu-se uma estética metamusical sonoplástica
de grande funcionalização (ex: Miles Davis para
Fim-de-semana no ascensor). A TV e o vídeo,
como o cinema, incorporaram a música como um seu elemento
artístico, surgindo várias expressões
da video music.
25 de Janeiro
Multimedia
As Músicas automáticas, a Música electroacústica,
a programação e a composição de
Música assistida por computador. A Música e
a poliarte (escultura sonora, instalação). A
Música e a comunicação à distância
(ex. Perfect Lives de Bob Ashley)
The promotion of music through the mass media
has critically altered this art form. The Press has advanced
both the analysis of music and the work of music critics.
Radio has led to the scattering of aesthetic contents. The
Disc is viewed as a record (register) and communication channel.
Film has established the complete functionalization of music.
Video has introduced speed and a specific, independent grammar.
The Computer has instated information and archive. In each
session the audience will be furnished a comprehensive bibliography,
discography, videography, filmography and multimedia information.
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