O festival decorre na Culturgest, na Trem Azul e
na ZDB (Galeria Zé dos Bois).
Toda a informação em
festival-rescaldo.info
Folha de sala (pdf)
O Festival RESCALDO regressa, dando sequência ao trabalho dos últimos seis anos, determinado a pôr em evidência alguma da mais significativa produção nacional no panorama das músicas de vanguarda – nos mundos da eletrónica, da livre improvisação e das tangentes ao vasto espectro do rock e do jazz – assinalando não apenas figuras de indiscutível importância, mas também projetando para um novo patamar nomes que constituem promessas sólidas da criação nacional contemporânea.
Entre a Culturgest, a Trem Azul e a ZDB, são propostos doze concertos e um dj-set, respeitando a premissa de colocar, lado a lado, músicos de diferentes origens e backgrounds, de influências e estilos diversos, celebrando uma cada vez maior diversidade e universalidade: pela primeira vez, são programados encontros entre nomes nacionais e músicos oriundos de outros países, no que é um retrato também fiel da cada vez maior abertura e internacionalização da música criativa portuguesa.
Pelos diversos espaços e mundos sonoros oferecidos pelo RESCALDO, promover-se-á, acima de tudo, o encontro: de músicos, de públicos, de estéticas, naquela que é já a 7.ª edição de um certame cujo papel é, desde o seu início, de fundamental importância na compreensão da contemporaneidade lusa.
Programa
Quinta, 20 de fevereiro ZBD (Galeria Zé dos Bois) · 21h30
10 000 Russos
The Jack Shits
Sexta, 21 de fevereiro Culturgest · 21h30
Nuno Rebelo
Rodrigo Pinheiro / Thomas Lehn
Sábado, 22 de fevereiro Culturgest · 21h30
Tiago Sousa / Maria Leite
Eduardo Raon / Tomaž Grom
Quinta, 27 de fevereiro Culturgest · 21h30
Simão Costa
Sturqen
Fat Freddy
Sexta, 28 de fevereiro Culturgest · 21h30
Nuno Aroso
Peixe
Sábado, 1 de março
Kilimanjaro Culturgest · 21h30
Vitor Rua Dj Set Trem Azul · 24h
Exposição
De 20 de fevereiro a 1 de março Trem Azul
Ilustração de Amanda Baeza
Em mais um capítulo da parceria estabelecida nos últimos anos entre o RESCALDO e a Associação Chili Com Carne, cabe desta feita à jovem artista Amanda Baeza apresentar uma exposição de originais na Trem Azul. Baeza (n. 1990) cresceu em dois hemisférios diferentes acabando por se estabelecer em Lisboa, onde obteve uma licenciatura em design gráfico. Faz o zine Mr. Spoqui com os seus irmãos. BD e ilustração fazem parte da sua dieta atual, tendo já publicado dois livros, Our Library e Nubles de Talco, na Letónia e Espanha respetivamente. A sua estreia em Portugal será na antologia Zona de Desconforto, terceiro volume da coleção LowCCCost, uma coleção de livros de viagem «para quem gostar de viajar de forma económica!».
amanda-baeza.tumblr.com