O papagaio de Céline é uma adaptação e encenação de João Samões a partir do romance Viagem ao Fim da Noite de Louis-Ferdinand Céline, hino audaz e anarquista, exuberante e iconoclasta à vertigem da liberdade total de pensamento e crítica mordaz e violenta à natureza das relações humanas nas sociedades capitalistas.
Bardamu, alter-ego do médico e escritor, leva-nos pela mão ao inferno da vida, na pele do grande filósofo dos primórdios fundadores da nossa civilização ocidental, pregador e profeta do amor, da rebelião e do apocalipse. Sejam bem-vindos ao lugar onde a verdade não é comestível; a insónia do mundo inteiro, toda a fúria de um manicómio de bugigangas, onde o dinheiro é um verdadeiro espírito santo, mais precioso que o sangue.
João Samões (Lisboa, 1970). Encenador, coreógrafo, dramaturgo, performer e pintor. Estudou Antropologia e Artes Performativas em Lisboa e Nova Iorque. Começou a trabalhar no início da década de 90 como ator, performer e dramaturgo. Criou as peças de teatro, dança e performance: 18 Minutos (2000), Zonas de Ruidosa Influência (2004), O Labirinto a Morte e o Público (2007), Blackout (2008), África fantasma (2010), África fantasma II (2013), O papagaio de Céline (2014).
Cláudio da Silva (Huambo, Angola, 1974). Em Lisboa concluiu a licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas e o bacharelato em Estudos Teatrais. Trabalha como ator em teatro, dança, cinema e performance. Prémio Autores SPA/RTP melhor ator de cinema 2011.
O papagaio de Céline (Céline's Parrot) is an adaptation of Louis-Ferdinand Céline's classic novel Journey to the End of the Night, staged by the Lisbon-born director, choreographer, performer and painter João Samões. Céline's work is an audacious, exuberant and iconoclastic hymn to the dizziness provoked by complete freedom of thought and a sharp and violent critique of the nature of human relations in capitalist societies.