Arquivo

2014


JAZZ
Sidsel Endresen
e Stian Westerhus
Ciclo "Isto é Jazz?" · Comissário: Pedro Costa
destaque
© Andre LoyningVER IMAGEM
SÁB 10 DE MAIO
Pequeno Auditório
21h30 · Duração: 1h
5€ (preço único)
M3
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
Voz Sidsel Endresen Guitarra Stian Westerhus

Poucas vezes uma dupla musical faz tanto sentido quanto esta. Sidsel Endresen e Stian Westerhus têm uma característica em comum que tornava este seu encontro numa inevitabilidade: utilizam os seus respetivos instrumentos – ela a voz, ele a guitarra – extensivamente, ou seja, levando-os muito para além das suas capacidades naturais e dos seus usos estabelecidos. Sidsel combina técnicas de vários idiomas musicais, sem se preocupar com rótulos e conveniências musicológicas, e acrescenta-lhes outras que são fruto de uma vida inteira de exploração das suas próprias possibilidades vocais. Stian multiplica as virtualidades da "seis-cordas" por via da amplificação e do processamento de sinal, recorrendo a uma autêntica bateria de pedais de efeitos.

O que quer dizer que cada solução que encontram tem a propriedade de nos deixar cair os queixos. E no entanto, não se trata propriamente de números de circo. Tudo o que o duo faz está ao serviço de uma musicalidade tão refinada quanto consistente, equacionando a experimentação com o folclore norueguês e o sabor jazz dos temas com a influência do metal.

 

Sidsel Endresen iniciou a sua carreira na década de 1980, enquanto vocalista do Jon Eberson Group, mas depressa passou a gravar em nome próprio, com edições em etiquetas de prestígio como ECM e Jazzland ao lado de Bugge Wesseltoft, Jon Hassell e Nils Petter Molvaer. Estas colaborações foram abrangendo nomes das novas gerações, como Helge Sten e Stale Storlokken, do grupo Supersilent.

Membro das formações rock Puma, Monolithic e Bladed e antigo colaborador da famosa banda norueguesa Jaga Jazzist, Stian Westerhus é um dos mais insignes enfants terribles do guitarrismo experimental escandinavo. O seu disco em parceria com Sidsel Endresen, Didymoi Dreams, foi referido pela crítica como contendo música extraterrestre.

As a duo, Sidsel Endresen (voice) and Stian Westerhus (guitar) make perfect sense, both of them taking their respective instruments beyond their natural capacities. Sidsel brings together various musical genres, paying no heed to labels, while Stian uses a whole range of pedals to multiply the potentialities of the six-string guitar. They combine experimentation with Norwegian folklore and mix the sounds of jazz with heavy metal. The effect is breathtaking, but this is no circus act: their sound is refined and consistent, and above all highly musical.