O concerto de abertura do Hootenanny está a cargo de uma banda de origem europeia, o que poderá ser visto com estranheza por quem não esteja a par da carreira de Ana Popovic e do seu lugar no atual mundo dos blues.
Ana nasceu em Belgrado, na antiga Jugoslávia, em 1976, mas há anos que está instalada em Memphis, nos Estados Unidos. A sua carreira como guitarrista e cantora de blues começou no seu país natal e desenvolveu-se de início na Europa para rapidamente se estender aos EUA. Com 24 anos gravou, com a sua banda europeia, em Memphis, o primeiro CD, Hush!.
Ana toca intensamente por todo o mundo, nas melhores salas e festivais de blues, rock ou jazz, tem recebido inúmeras distinções pela sua carreira e pelos álbuns que gravou, foi capa das revistas americanas de referência dedicadas ao blues ou à guitarra. Nomeada por cinco vezes, em diversas categorias e em diversos anos, para o Blues Music Awards – o mais prestigiante prémio deste género musical, instituído pela The Blues Foundation e que anualmente distingue os melhores do mundo – tem tocado com artistas de topo como Buddy Guy, Lucky Peterson, Tommy Sims, Taj Mahal, John Lee Hooker.
Com uma presença em palco incrível, é considerada "uma força irresistível no mundo dos blues contemporâneos".