Catfish Keith nasceu em 1962 em East Chicago, Indiana. Na adolescência começou a tocar guitarra e blues do Delta do Mississípi, o berço desta música, e aos 22 anos saiu o seu primeiro disco a solo. Depois desse gravou mais 14. A música das Caraíbas, por onde viajou com frequência, influenciaram a sua forma de abordar os blues.
O seu nome artístico, Catfish (peixe-gato) foi-lhe dado por um companheiro de mergulho, nas Ilhas Virgens, que o apelidava de "Catfish-Swimmin'-Around", e "Catfish-Steel-Guitar-Man".
Toca guitarra acústica, canta, compõe. Tem uma longa e premiada carreira, com milhares de apresentações em digressões permanentes pelos Estados Unidos, Reino Unido (onde é muito popular) e resto da Europa, sendo presença regular nos mais reputados festivais de música. Atuou, entre outros, com John Lee Hooker, Ray Charles, Robert Cray, Taj Mahal. Foi por duas vezes nomeado para os Blues Music Awards, o mais famoso prémio a que um músico de blues pode aspirar.
Ao lado da sua atividade enquanto músico e intérprete dedica-se também ao ensino, através de workshops, master classes e intervenções nas escolas, um pouco por todo o mundo.
Já o chamaram "o rei dos blues acústicos". Fiel às raízes desta música, como todos o melhores reinventa-a num estilo muito próprio e inovador de uma rara beleza e vitalidade.