Arquivo

2017


TEATRO
Piece for Person and Ghetto Blaster
Peça para Pessoa e Tijolo
De Nicola Gunn
destaque
© Gregory Lorenzutti (pormenor)VER IMAGEM
QUI 12, SEX 13, SÁB 14 OUTUBRO
Palco do Grande Auditório
21h30 · Duração: 1h10
15€ · Jovens até 30 anos e desempregados: 5€
M14
Espetáculo em inglês, com legendas

Folha de sala (pdf)

Teaser
Facebook
Instagram
Informações e reservas
Bilheteira Culturgest
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Ticketline
Reservas e informações:
1820 (24 horas)
Pontos de venda: Agências Abreu, Galeria Comercial Campo Pequeno, Casino Lisboa, C.C. Dolce Vita, El Corte Inglés, Fnac, Megarede, Worten e www.ticketline.sapo.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.
apoio

apoio

apoio
Conceito, texto, direção, interpretação Nicola Gunn
Coreografia Jo Lloyd Composição e desenho de som Kelly Ryall
Desenho audiovisual Martyn Coutts Desenho de luz Niklas Pajanti
Figurinos Shio Otani Dramaturgista de texto Jon Haynes
Direção de produção Gwen Gilchrist Produtora Jenny Vila
Apoio Australia Council for the Arts, Creative Victoria, Mobile States, the Besen Family Foundation, Punctum Inc. Seedpod, Arts House’s CultureLAB e Maximised by Chunky Move
Estreia 4 de novembro de 2015, Performance Space, Sydney

Há uns anos meti-me numa discussão com um desconhecido porque ele estava a atirar pedras a uma pata. Ela estava a proteger os ovos. Os filhos do homem estavam a recolher pedras para ele atirar. Disse-lhe que o que ele estava a fazer era desnecessário e se não se importava de parar. Ele disse-me para não me meter onde não era chamada, ou qualquer coisa do género. Eu estava num país estrangeiro e não falávamos a língua um do outro. O que se seguiu foi um confronto irritado, agressivo e físico que não deu em nada: ele continuou a atirar pedras à pata e eu fui para casa escrever sobre isto no Facebook.

 

Esta é uma meditação combativa sobre a paz e o conflito, o relativismo moral e a função da arte, inspirada num incidente real. Uma mulher viu um homem a atirar pedras a uma pata e gritou com ele.

O que se segue é uma dissecação dos domínios dolorosos do comportamento humano e um percurso pelas complexidades éticas e morais da intervenção. Recheada de historietas e digressões, teoria crítica e filosófica, o texto é acompanhado por uma paisagem sonora rítmica e eletrónica e por uma coreografia atlética ininterrupta que vai do desnecessário e incongruente ao cómico e estranhamente tocante. 

Piece for Person and Ghetto Blaster desliza entre cadências, ideias e modos performativos – do teatro à dança à performance e de volta ao teatro – para desafiar a maneira como vemos a arte, o mundo, a violência e os outros.  

 

É uma sessão de treino físico e moral (...). Engenhoso, declaradamente divertido, profundamente inteligente e, como se pretendia, moralmente desconcertante.

Keith Gallasch, RealTime, dezembro-janeiro 2016

Piece for Person and Ghetto Blaster is a confrontational muse on peace and conflict, moral relativism and the very function of art, inspired by an incident that actually happened. A woman saw a man throwing stones at a sitting duck and she yelled at him. What follows is a dissection of the excruciating realms of human behaviour and a navigation of the moral and ethical complexities of intervention. Littered with anecdotes and digressions, critical and philosophical theory, the text is accompanied by a rhythmic electronic soundscape and a non-stop, athletic choreography that shifts from the unnecessary and incongruous to the comic and strangely affecting. These multiple layers form a work in perpetual motion, "a moral and physical workout"

RealTime