O Festival RESCALDO é um encontro de nomes e projetos musicais que se destacaram na cena nacional em 2011, focando a sua programação na fértil diversidade das movimentações emergentes da eletrónica, improvisação, eletroacústica, do rock e do jazz.
Tem como objetivo enfatizar e dar a conhecer linguagens e também músicos que merecem destaque pela qualidade, importância e contributo para a vitalidade criativa da música feita em Portugal.
Presente na capital desde 2007, a 5ª edição de RESCALDO conta com nove concertos, um lançamento de um livro, duas exposições, um DJ Set e um lançamento de uma nova editora que visa abrir mais uma porta de forma a impulsionar e dar visibilidade a este panorama.
Programa
Qua 18 de abril, 21h30 Pequeno Auditório
Qui 19 de abril, 21h30 Pequeno Auditório
Sex 20 abril, 21h30 Pequeno Auditório
Sáb 21 abril, 22h Trem Azul Jazz Store
Canhão / Sousa / Nogueira / Ferrandini
Atividades paralelas
Ter 17 de abril Trem Azul Jazz Store
Lançamento do livro Bestiário Ilustríssimo
de Rui Eduardo Paes, 21h30
Bestiário Ilustríssimo é uma nova coletânea de textos sobre música de Rui Eduardo Paes. O livro será lançado na coleção THISCOvery CCChannel, projeto das associações Chili Com Carne e Thisco.
Intervenções faladas
Rui Neves (programador dos festivais Jazz em agosto e Jazz im Goethe Garten)
António Branco (crítico de música)
Intervenção musical
Com base no texto “Paganini e a Melancolia”, incluído em Bestiário Ilustríssimo
Maria Radich (voz, movimento)
João Camões (viola)
Carlos Santos (eletrónica)
Exposição
Reproduções em serigrafia das ilustrações de Joana Pires incluídas no livro Bestiário Ilustríssimo.
De 17 a 21 de abril Trem Azul Jazz Store
Exposição
editora Dromos Records
Nascida em 2009 e com sede em Lisboa, a Dromos tem vindo a construir, sem pressas, um catálogo de respeito que, partindo das premissas mais queridas da edição em CD-R as tem dotado de um criterioso trabalho gráfico que torna cada uma das suas edições num objeto fascinante. Promovendo, dessa forma, a comunhão entre a música e as artes plásticas – com os préstimos de artistas plásticas como Martha Colburn ou Natalie Westbrook – a Dromos editou já trabalhos de nomes como Tetuzi Akiyama, Thollem Mcdonas, Wasteland Jazz Unit ou Olaf Rupp, numa demanda louvável que urge seguir com atenção.
Held in Lisbon since 2007, the RESCALDO Festival is now in its 5th year. Bringing together Portugal’s leading musical projects and names from 2011, it focuses on the exciting range of new movements emerging in electronics, improvisation, rock and jazz, as well as revealing lesser known musicians whose work is marked by its quality and creative vitality. This year’s festival will involve nine concerts, a book launch, two exhibitions, a DJ Set and the launch of a new music label created to give greater visibility to this field.