Num processo criativo normal o trabalho coreográfico e de corpo antecede a criação de vídeo, sonoplastia e desenho de luz. Para este projeto quisemos inverter essa ordem: fazer uma criação multimédia e convidar um grupo de bailarinos para criar uma coreografia a partir daí. Foi lançado o desafio à Escola Superior de Dança que, de imediato, aceitou a ideia integrando o projeto no seu currículo da Licenciatura em Dança e envolvendo alguns dos seus alunos finalistas como criadores/intérpretes.
A criação de vídeo, sonoplastia e desenho de luz serão o culminar de um processo de criação coletiva dos formandos do Workshop de Criação Multimédia que, ao longo de dois meses, irão trabalhar na Culturgest. A seguir ao espetáculo o público será convidado a subir ao palco e os diversos efeitos cénicos serão repetidos e explicadas, podendo os espectadores interagir com os formandos e intérpretes.
O projeto Metamorfose II pretende dar sequência ao projeto iniciado com o workshop Cenografias Móveis e ao espetáculo que daí resultou, intitulado Metamorfose.