Arquivo

2015


WORKSHOP
Take My Breath Away
Um workshop de teatro com Kassys
destaque
Cadavre Exquis © Mette van der Sijs (pormenor)VER IMAGEM
DE SEG 6 A QUA 15 DE ABRIL (EXCETO DOMINGO 12)
Sala 2
Todos os dias das 10h às 17h

Destinatários

atores, estudantes de teatro, bailarinos, criadores, etc.
Lotação
8 participantes
Candidaturas
Até 23 de março, com nota biográfica e de motivação.
Mais informações: culturgest.inscricoes@cgd.pt

O workshop é gratuito e decorre em inglês
Apresentação final
do workshop

QUA 15 DE ABRIL
18h30 · Entrada gratuita
Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.
Informações
21 790 51 55
culturgest.bilheteira@cgd.pt
Tripadvisor
Mais opiniões sobre Culturgest.

Este é um workshop para intérpretes e criadores teatrais orientado por Liesbeth Gritter (diretora de Kassys) sobre grandes emoções e música pop. No final do trabalho realiza-se uma apresentação informal, com entrada gratuita. Nas nossas vidas aprendemos a estar focados e supervisionados. A não perder a compostura, a ir em frente. E se parássemos de fazer isso e deixássemos de relativizar os sentimentos? Na música pop não se põem de lado as grandes emoções. Ela atreve-se a usar grandes palavras para falar de assuntos verdadeiramente importantes: amor, sexo, moral, amizade, felicidade, sofrimento, traição, falhanço e sucesso. Uma canção de rutura amorosa nunca nos vai sugerir um site de online dating ou dizer que "o tempo cura tudo" e que estamos melhor sem ele. Uma canção pop vai dizer-nos que estamos pior, e é exatamente isso que queremos ouvir.

Estão em jogo os tópicos do grande drama sentimental e do pathos e a procura de uma forma teatral inovadora, absurda e humorística de mostrar estas Grandes Emoções. Tenta-se perceber porque é que a música (pop) vai direta ao coração. O workshop concentra-se numa forma específica de atuação e presença cénica, investigando a diferença entre fazer algo em palco e "fazer como se". Busca-se uma forma pormenorizada, estilizada e visual de atuar, na qual a linguagem corporal é tão importante como o que é dito.

 

Kassys (fundado em 1999 em Amsterdão) faz espetáculos a partir da curiosidade, espanto e irritação perante os mecanismos do comportamento humano. A fronteira turva entre comportamento falso e verdadeiro desempenha um papel fundamental no seu trabalho. Na Culturgest foram apresentados os espetáculos LIGA (2010) e Cadavre Exquis (2012, em colaboração com Tim Crouch, Nature Theater of Oklahoma e Nicole Beutler); a Culturgest coproduz ainda o novo espetáculo da companhia, Total Eclipse of the Heart, a apresentar em novembro deste ano.

 

 

This is a workshop (in English) for actors, dancers and theatre makers lead by Liesbeth Gritter, the director of Kassys (Amsterdam). It will look at big emotions and pop music: working with the topics of great sentimental drama and pathos, an attempt will be made to discover an innovative, absurd and humorous theatrical way of displaying these big emotions. Seeking to understand why (pop) music appeals directly to people's hearts, the workshop will concentrate on a specific kind of acting and onstage presence, investigating the difference between performing and "acting as if". We will search for a detailed, stylised and visual way of performing, in which the body language is as important as what is said.