O Festival RESCALDO procura distinguir alguma da mais significativa produção nacional no panorama das músicas de vanguarda – nos mundos da eletrónica, da livre improvisação e das tangentes ao vasto espectro do rock e do jazz – assinalando as grandes referências do presente, contextualizando a influência dos seus mais importantes precursores e abrindo portas às visões de futuro.
Para além de celebrar alguns dos nomes e projetos cuja atividade, no ano transato, considera merecedora de destaque, o RESCALDO abre também espaço para projetar artistas aos quais reconhece capacidade para, num futuro próximo, alargar e enriquecer os horizontes da criação musical contemporânea em Portugal.
Presente na capital desde 2007, a 6.ª edição de RESCALDO conta com treze concertos, dois lançamentos de discos, uma exposição e um DJ-Set.
Programa
Quinta 7 de fevereiro Trem Azul
Go Suck a Fuck
Albatre
Sexta 8 de fevereiro Culturgest
Diamond Gloss
Filho da Mãe
Sábado 9 de fevereiro Culturgest
Bruno Béu
Almost a Song
Quinta 14 de fevereiro Culturgest
Rodrigo Amado Hurricane
Radial Chao Opera
Sexta 15 de fevereiro Culturgest
Tropa Macaca
Pedro Lopes
Pop Dell’Arte
Sábado 16 de fevereiro Trem Azul
Luís Lopes Noise Solo
Black Bombaim
Flak DJ-Set
Exposição
De 7 a 16 de fevereiro Trem Azul
Zé Burnay
Novo capítulo da colaboração estabelecida nos últimos anos entre o RESCALDO e a Associação Chili Com Carne, com uma exposição de trabalhos de um dos novos valores da ilustração nacional. Na senda de recentes e criteriosas palavras de elogio por parte da icónica publicação Juxtapoz Magazine, o trabalho de Zé Burnay, licenciado em design gráfico pela ESAD, tem vindo a dividir-se entre a criação de fanzines, artwork para música ou a participação em exposições coletivas – diferentes aplicações para um imaginário visual de grande coerência interna e ligado a uma visão extremamente pessoal.
www.behance.net/zeburnay